Pintar o cabelo para algumas pessoas é uma necessidade e para outras apenas uma afirmação de personalidade, moda, e estilo para acompanhar as tendências das influencers do Instagram.

Se nunca pintaste o cabelo e estás com imensa vontade de mudar de visual e de experimentar uma nova cor, precisas de saber que há alguns cuidados a ter.

Estamos a falar de um procedimento químico que vai mudar o teu cabelo e rotina em vários aspetos. Como tal, é importante que esclareças primeiro algumas questões antes de tomar uma decisão final.

O que precisas de saber

1. A textura vai mudar

É uma das primeiras coisas de que tens de estar ciente. O processo da coloração tem químicos e componentes que agridem os fios de cabelo, especialmente fios virgens, e por isso torna-os diferentes ao toque. É mais fácil o cabelo perder o brilho, tornar-se baço e menos suave e maleável. Para quem faz descoloração o efeito de ressecamento é ainda mais notável e carece de muitos mais cuidados para manutenção.

2. Tira todas as dúvidas com um profissional

Convém que a decisão seja o mais assertiva possível para estares confiante de que também estás nas melhores mãos, e além disso, de que percebes todo o processo que vai acontecer. Um conselho é que tenhas uma referência de cor e aí o profissional de cabelo irá explicar-te como é que aquela cor vai reagir nos teus fios e no teu tom atual ou natural, porque os processos dependem bastante de cabelo para cabelo.

3. Teste de alergia

É essencial que se faça um teste de alergia do produto que vais utilizar para saber como a tua pele reage, visto que o couro cabeludo tem uma pele bastante sensível. Podes fazer o teste diretamente na tua pele e numa mecha de cabelo.

4. Os produtos certos

É importante que saibas quais são os melhores produtos e tratamentos para o teu tipo de coloração e como os podes usar na tua rotina. Dessa forma evitas ao máximo desbotamento de cor, pontas espigadas ou ressecamento. Lê aqui o nosso artigo sobre esse assunto.

Creator

Raquel Farinha