Todos os anos questionamos um pouco a razão da queda de cabelo que sofremos, pois em certas alturas pode tomar proporções que não controlamos e isso assusta a maior parte das pessoas: o cabelo que fica na almofada, que cai no duche enquanto o lavamos ou que fica preso na escova.

Estima-se que todos os dias podemos perder de 50 a 100 fios de cabelo, e no nosso couro cabeludo há fios em diferentes estágios: alguns estão a crescer, outros estabilizados e outros a cair. A queda de cabelo varia bastante de pessoa para pessoa mas a verdade é que há muita gente que se queixa do mesmo e que teme o pior: não voltar a crescer.

No entanto há várias razões que podem estar por detrás da queda de cabelo e nelas podes encontrar algumas respostas que procuras quando passas por esses momentos bastante stressantes. Comecemos pelo início:

QUEDA DE CABELO SAZONAL


Estudos dizem que a queda de cabelo é muito mais frequente durante a época de verão e outono. Isto porque o crescimento e a queda do cabelo dependem das variações da luz solar.

Assim que é detetada uma alteração, os níveis de melatonina e prolactina (hormonas responsáveis pelo crescimento do cabelo) mudam. Por isso faz com que o ciclo capilar reverta o seu processo, o que resulta na queda do cabelo passados 3 meses – altura do outono em que muitas pessoas se queixam deste problema.

OUTRAS RAZÕES PARA QUEDA DE CABELO


Há pessoas que sofrem deste problema o ano inteiro ou por fases distintas à sazonalidade. Eis algumas razões que podes ter em mente.

Falta de nutrientes
Falta de ferro, zinco ou vitamina B3 e proteína foram associados a vários tipos de perda de cabelo. Desta forma, para manter um cabelo saudável e forte necessitas dos melhores nutrientes no teu dia-a-dia.

Caspa ou psoríase
Nestes casos o couro cabeludo torna-se bastante inflamado e irritado, o que leva a que o coces muito mais que o normal. Essa ação pode de facto levar a que os teus fios caiam mais rápido. No entanto ambos têm tratamentos que podes consultar com um dermatologista.

Cuidado Suave LINIC 250ML

Altos níveis de stress ou trauma
Quando experiencias algo traumático ou passas por um momento muito complicado na tua vida, o teu corpo responde a isso e coloca toda a sua capacidade em fazer-te ultrapassar esse momento, e coisas como o crescimento de cabelo podem “ficar em pausa” temporariamente.

Usar penteados demasiado apertados
Rabos de cavalo apertados, tranças embutidas e tudo o que implique colocar a raiz do cabelo em esforço podem causa alopécia por tração. Além disso fazer com a raiz vá ficando progressivamente mais fina, se for um uso constante deste tipo de penteados podes sofrer perda de cabelo permanente.
Por isso, se conseguires evitar o máximo possível este tipo de penteados, o teu cabelo agradece.

Tratamentos químicos
Por fim, coisas como permanentes frequentes, alisamentos químicos e até a descoloração mal feita ou repetida pode também danificar os folículos e fazer com que percas mais cabelo. Informa-te bem antes de tomares decisões sobre este assunto e usa os produtos certos para o teu cabelo.

Champô Color Keratina TRESemmé

Como vês, há muitas razões pelas quais o teu cabelo cai muito ou não está a crescer como gostarias. Por fim, aceita que é normal a perda de cabelo em determinadas alturas do ano e se por acaso achares que algo não está bem com a tua saúde consulta um especialista ou um médico para poderes tratar de ti, e do teu cabelo.

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados