O cabelo é uma das características mais marcantes de uma pessoa, e mesmo por se poder tornar tão único como nós, é importante aprender algumas coisas sobre ele.

Neste caso são 10 factos que precisas de saber sobre o teu cabelo, do curto ao longo, encaracolado ao liso, há sempre diferentes formas e texturas. Ao longo da vida sofre várias mudanças, desde a cor ao estilo e corte, no entanto algo que nunca lhe tiramos é as características comuns partilhadas por todos os cabelos.

Então desde a importância da alimentação, da ligação dos cortes à lua, o seu crescimento e até a queda que tanto nos preocupa.

Vê aqui os 10 factos que te vão surpreender:

1. Cortar o cabelo não o faz crescer mais rápido! O crescimento acontece na raíz e não é de todo influenciado pelo corte que se faz nas pontas.

2. Um só fio de cabelo retém imensa informação sobre o nosso organismo: consumo de drogas, hidratação, e basicamente tudo o que passa pelo teu sangue.

3. O cabelo é constituído na sua maioria por queratina, a mesma proteína que têm as penas, chifres e bicos dos animais.

4. Cresce mais no verão que no inverno, pois o calor estimula a circulação sanguínea e por isso o crescimento capilar.

5. O cabelo reflete bastante a nossa alimentação e estilo de vida. Pois tal como a pele necessita de hidratação e nutrientes para mostrar saúde.

Pontas espigadas e queda

6. Se arrancarmos 1 cabelo branco não vão nascer 2 no seu lugar. Então a cor do cabelo vem da melanina, um processo natural. No máximo estamos a danificar a estrutura do fio e a contribuir para a perda de cabelo.

7. Cortar o cabelo quando a lua está em quarto crescente não o faz crescer mais, pois esta ideia vem da agricultura primitiva, onde as colheitas eram organizadas pelas fases lunares.

8. Ter pontas espigadas é irreversível. Resulta de pontas secas e quebradiças que com o tempo se dividem em dois, tornando impossível de voltar a reparar essa fibra de cabelo. Portanto o corte é a única solução viável e os tratamentos servem apenas para evitar.

9. O sistema nervoso e desequilíbrios hormonais influenciam tanto ou mais o cabelo como a alimentação. Além da falta de brilho e quebra constante, a perda e queda de cabelo é um dos problemas que muitas pessoas enfrentam. A causa é o cortisol, hormona responsável por combater o stress, que é libertada durante essas fases fazendo, assim, com que o ciclo natural dos fios diminua.

10. Há mais probabilidades de termos caspa no Inverno, onde os duches são mais quentes, algo que provoca uma reação no couro cabeludo de aumento de oleosidade e como tal de um fungo chamado Malassezia. Além de uma barreira do couro cabeludo enfraquecida, com menos hidratação e lípidos, este fungo é um dos principais responsáveis pela caspa.

Depois de todos estes factos, de certeza que ficaste a conhecer melhor o teu cabelo e, assim, saber o que deves ou não fazer.

Creator

Raquel Farinha