Quando falamos em cabelo saudável e tratamentos, muitas vezes focamo-nos nos champôs. São eles que ficam encarregues de limpar o couro cabeludo e dar-lhe os ingredientes certos para cada tipo de necessidade e cabelo. No entanto, os produtos como condicionadores e máscaras são os que vão finalizar e dar o “acabamento” perfeito ao teu cabelo – algo que muitas pessoas não sabem!

Nem toda a gente tem noção da eficácia destes dois produtos que acabam por ser os melhores amigos do nosso cabelo, aqueles que realmente vão devolver a hidratação, brilho e suavidade.

Tudo isto, obviamente, usados juntamente com gamas completas que tenham os mesmos propósitos. Falamos da importância disso aqui neste artigo.

É então necessário saber a importância destes dois produtos que se complementam e que servem para propósitos diferentes, nunca devendo ser descartados!

O PROPÓSITO DO CONDICIONADOR

Quando lavamos o cabelo com champô as escamas das fibras capilares abrem, como podes ver pela segundo fio na ilustração. Isto porque os ativos dos champôs têm de ser absorvidos pelos fios para promover uma melhor limpeza dos resíduos acumulados, tanto na raíz como ao longo dos fios.

Fibras capilares

O condicionador tem então como propósito selar estas fibras, o que chamamos também de cutículas de cabelo. É usado depois da lavagem e forma uma camada protetora no cabelo contra agressões exteriores. Esta ação e os componentes usados nos produtos vai devolver a suavidade e brilho ao cabelo, evitando também as pontas espigadas e a quebra, pois está tudo selado.

Condicionador Cuidado Clássico TRESemmé

COMO FUNCIONA A PROTEÇÃO

A maior parte das pessoas que não usa condicionador desconhece que existem várias agressões externas ao fio de cabelo que vão comprometer a saúde do mesmo.

Tipos de agressões

Quando as fibras capilares não são bem seladas e não existe o uso de condicionador ou máscara, tanto raios UV, como poluição, penteados apertados, fricção na almofada e escovagem têm um impacto muito maior no nosso cabelo. Porquê? Porque atinge diretamente “o coração do fio” danificando-o muito mais do que se este estivesse selado com condicionador.

Condicionador Blooming Colour LOVE BEAUTY & PLANET

OUTROS TRATAMENTOS PERDEM EFICÁCIA

Existe até a possibilidade de o cabelo estar tão habituado às suas cutículas abertas e falta de absorção de produtos hidratantes que acabe por rejeitar qualquer tratamento intensivo. Visto que são produzidos para serem absorvidos profundamente pelos fios, a falta do uso de condicionador vai tornar difícil a habituação, e por consequência, chegar ao efeito desejado.

Condicionador Hemp+Hydration TRESemmé

CABELO OLEOSO NÃO É DESCULPA

Muitas pessoas confessam que não usam condicionadores porque têm cabelo oleoso e que notam que fica pior depois da utilização. Isto significa que estão a fazer algo mal.

Como usar

Os condicionadores servem a qualquer tipo de cabelo, especialmente com qualquer condição relacionada com a raíz, pois ele não é colocado no couro cabeludo!

Este produto foi produzido a pensar na saúde e hidratação dos fios, e por isso é especialmente usado do meio às pontas do cabelo. Nunca na raíz!

Para esclarecer algumas dúvidas sobre cabelo oleosos, temos um artigo especial sobre o assunto que pode ser lido aqui.

Encontras mais dicas, inspirações e conteúdos sobre cabelo nas nossas redes sociais.

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados