Combater o frizz é a luta de muitas mulheres e homens diariamente. Aqueles pequenos cabelos que teimam em ficar em pé, quase em jeito de choque elétrico e nos destroem o look.

Por mais que o nosso cabelo esteja bom nesse dia, há sempre aquela humidade, ou dias de chuva, que acabam sempre por ter um efeito drástico no nosso cabelo.

No entanto, nem sempre podemos culpar o tempo, mas sim pequenos hábitos que temos no dia-a-dia que podem mesmo ser a causa do frizz de que tanto nos queixamos.


1. USA A ESCOVA ADEQUADA AO TEU CABELO

As escovas de cerdas artificiais vão criar eletricidade no teu cabelo e fazer com que ele seja bastante repuxado. Algo que, além de causar danos por quebra, vai causar também bastante frizz.

Um pente de madeira vai ser a melhor solução, pois além de evitar a eletricidade estática, não agride tanto os fios e o couro cabeludo. Outro dos benefícios é que aumenta a circulação sanguínea e acaba por ajudar no processo de crescimento do cabelo.


A MANEIRA COMO ESCOVAS É IGUALMENTE IMPORTANTE

De nada serve teres o pente certo quando estás a escovar da maneira errada – ESPECIALMENTE COM ELE MOLHADO! Se queres evitar realmente a quebra dos fios por estares a forçar os nós quando os desembaraças, começa antes por escovar as pontas e vai subindo às poucos até chegares à raíz. Aí sim, depois de tudo desembaraçado com calma, para não prejudicar o cabelo, podes escová-lo inteiro, mas com gentileza.

2. ESTÁS A LAVAR O CABELO DA MANEIRA CERTA?

A ideia de que todo o cabelo precisa de ser esfregado com champô está errada O champô é essencial apenas no couro cabeludo, onde se acumula a sujidade e sebo que produzimos naturalmente. Os restantes fios do cabelo lavam-se com a água morna e depois são amaciados com o teu condicionador, isso chega para o dia-a-dia.

COMO EVITAR O FRIZZ E AS PONTAS ESPIGADAS ENQUANTO O LAVAS

Para evitares o frizz, para de esfregar todo o comprimento do cabelo enquanto o lavas, é desnecessário. Além de criar fricção, vais aumentar os danos e o desgaste dos fios, fazendo com que as cutículas abram e as pontas espigadas apareçam.
Deve apenas massajar devagar o couro cabeludo com a quantidade de champô que achas mais adequada.

Lembra-te que as lavagens em excesso também são prejudiciais, tal como a água quente, que só vão contribuir para um aumento da oleosidade no teu couro cabeludo. Uma consequência da defesa da tua pele contra as agressões.

3. ESQUECE A TOALHA DE BANHO PARA SECAR O CABELO

As toalhas de banho turcas são as que mais nos habituamos a utilizar, mas não quer dizer que sejam a melhor opção para secarmos o cabelo depois de o lavar. O tipo de tecido não é o mais indicado para o cabelo molhado, e com as toalhas acabamos por esfregar imenso o cabelo, pois achamos que dessa forma vai secar mais rápido… Não vai! Apenas vai partir os teus fios, que quando molhados ficam muito mais frágeis, e ainda criar imenso frizz.

Além de precisares urgentemente de parar de procrastinar com a toalha na cabeça enquanto tens o cabelo molhado – isto só causa humidade, o que pode levar ao aparecimento de fungos no teu couro cabeludo e a várias problemas capilares.

A T-SHIRT DE ALGODÃO VAI SER A TUA SALVAÇÃO

Substitui antes a tua toalha por uma t-shirt 100% algodão. Enrola-a na cabeça com o cabelo molhado, e pouco tempo depois retira o restante excesso de água amassando gentilmente o cabelo. Esta é uma técnica usadas também para definires os teus caracóis, vê aqui.

4. USA PRODUTOS ADEQUADOS PARA SECAR AO NATURAL

Sabemos que o cabelo parece ficar muito melhor quando utilizamos modeladores ou pranchas térmicas para alisar o cabelo. No entanto, a aplicação desse tipo de calor pode prejudicar ainda mais os teus fios e torná-los super ressequidos – muitas das vezes é uma das principais causas para o frizz.

Desta forma, protege o teu cabelo da melhor forma com a ajuda de um spray anti-secador, que forma uma camada hidratante no teu cabelo. Não só vai resistir muito melhor à humidade como te vai deixar sem frizz. Aplica no cabelo molhado para um melhor efeito.

Spray
Anti-Secador Botanique TRESemmé
Segue-nos nas redes sociais para dicas em primeira-mão.

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados