É verdade que o Verão chega a ser uma grande preocupação para os nossos cabelos. Isto porque devido às altas temperaturas o nosso cabelo acaba por ficar mais seco, quebradiço e sem brilho. Além disso as actividades que fazemos nesta altura, como piscina, praia e por aí, também não ajudam esta situação. Mas a verdade é que o Inverno também não é o melhor amigo do nosso cabelo e, por isso, vamos dar-te alguns cuidados de cabelo no Inverno.

A mudança de estação por si só já afecta os nossos fios e a probabilidade de queda capilar é maior. Para além disso as temperaturas baixas secam não só a nossa pele como o nosso couro cabeludo também. Como não queremos que isso aconteça aqui vão algumas dicas de cuidados a ter neste Inverno.

Dicas de Cuidados com o Cabelo no Inverno

Hidratação é chave

Este é o maior segredo para manter o cabelo saudável durante o Inverno ou qualquer estação do ano, na verdade. Fazer uma máscara de hidratação uma vez por semana vai devolver aos fios o brilho e deixá-lo mais hidratado e sedoso. Durante esta máscara aproveita e faz uma massagem capilar com movimentos circulares e suaves, que vão garantir que o produto penetre as cutículas.
Para um resultado ainda melhor, nada como fazer esta hidratação profunda com um profissional.

Não esquecer as lavagens

Como o tempo está mais frio temos tendência a lavar menos vezes o cabelo, mas é importante manter as lavagens para que o cabelo se mantenha forte e brilhante. Cabelos normais podem fazer 2/3 lavagens por semana, já um cabelo oleoso convém que faça mais.

Não esquecer o Condicionador

Para além da máscara, o condicionador é sem dúvida um óptimo aliado nesta fase. Pois ele sela as cutículas deixando o cabelo mais macio e brilhante. Portanto já sabes, na hora do banho não te esqueças deste produto.

Atenção à temperatura da água

Sei que com os dias frios o que apetece mesmo é um banho bem quente. Não há problema em fazer isto desde que no momento de lavar o cabelo a água esteja numa temperatura mais amena. Isto porque as altas temperaturas podem aumentar a oleosidade do couro cabeludo. Além disso a água quente abre as cutículas deixando o cabelo mais quebradiço e sem vida.
DICA: podes tomar o teu banho com a temperatura que gostas e, no final, passar o cabelo por água fria que vai fechar as cutículas.

Não esquecer a finalização

A finalização é importante seja qual for a estação do ano, mas é sempre bom reforçar a importância de usar um leave-in após a lavagem. O leave-in forma uma barreira protectora no cabelo e ainda ajuda a nutrir e dar brilho.
DICA: se tens caracóis vê no nosso canal algumas finalizações para cabelo encaracolado.

Secar bem o cabelo

Não saias de casa com o cabelo molhado! Isto pode fazer com que os fios fiquem mais frágeis e quebradiços. Além disso pode ajudar no aparecimento de caspa e dermatites. Portanto não te esqueças de secar bem o teu cabelo antes de saíres de casa, sem nunca esquecer, claro, o protector térmico que vai proteger o teu cabelo das altas temperaturas do secador, alisador ou modelador de caracóis.

Alimentação

Este tópico é sempre deixado para trás, mas ao contrário do que muita gente julga, a alimentação tem muita influência no nosso cabelo. Tenta incluir bons alimentos na tua dieta para que dês os melhores nutrientes e vitaminas aos teus fios. Além disso não te esqueças de beber água ao longo do dia para te manteres hidratado.

Cabelos Pintados precisam de cuidados extras

Para além de todos os cuidados que já falámos aqui, os cabelos pintados precisam de uma atenção extra. Pois para além de tudo o que já falámos aqui também têm de manter a cor. Neste caso, os cuidados devem ser reforçados e consultar um especialista também vai ajudar nesta tarefa.

Estas são as nossas dicas de cuidados de cabelo no Inverno. Segue estes conselhos para manteres a beleza do teu cabelo nesta estação fria.

Creator

Sara Pinheiro

Temas Relacionados