A hidratação capilar é um dos essenciais no que toca a cuidados de cabelo. No dia-a-dia, seja com lavagens, fatores exteriores ou químicos por exemplo, perdemos nutrientes, queratina e óleos naturais, responsáveis por deixar o cabelo sedoso, brilhante e macio.

Por isso, fazer máscaras de hidratação semanais ajuda a devolver alguns desses nutrientes que fazem falta aos nossos fios. No entanto, a intensidade destes tratamentos depende bastante do tipo de cabelo. Pode ser semanal quando falamos de um cabelo mais seco ou até danificado, ou mensal se o cabelo estiver bastante saudável e não sinta necessidade de tratamentos intensivos.

NEM TODOS OS PRODUTOS SERVEM PARA HIDRATAÇÃO

A verdade é que nem todas os produtos que dão sensação de suavidade são tratamentos intensivos de hidratação capilar. Por exemplo, os condicionadores fazem o trabalho de suavidade e brilho, mas não têm o mesmo propósito que as máscaras hidratantes. Eles servem concretamente para selar as cutículas abertas dos fios e prevenir pontas espigadas. Podes ler mais sobre o porquê de o condicionador ser essencial em todas as lavagens aqui.

HIDRATAÇÃO CAPILAR PROFUNDA

A hidratação profunda é uma das soluções mais eficientes, tanto para prevenção como reparação dos fios, pois contém ingredientes adicionais a outros tipos de hidratação. Assim, a própria eficácia aumenta se feita com a preparação correta dos fios e produtos de qualidade profissional.

COMO FAZER EM CASA

PASSO 1: Lavagem – utiliza um champô adequado ao teu tipo de cabelo, que além de limpar o couro cabeludo em profundidade, possa ajuda a fomentar a ativação de alguns ingredientes e preparar os fios para receber o tratamento.

Champô Hidratação Intensa TRESemmé
Condicionador Hidratação Intensa TRESemmé

PASSO 2: Após lavagem, retira o excesso de água com uma toalha – não esfregues, amassa o cabelo para não criar frizz. Em seguida, com a ajuda de um protetor térmico, usa um pouco o secador. Para uma hidratação intensa o cabelo precisa de estar mais seco.

PASSO 3: Aplica a máscara – divide o cabelo em algumas mechas individuais e aplica o produto em todo o comprimento do cabelo, evitando as raízes do cabelo ao máximo.

PASSO 4: Deixar atuar – para um efeito mais profundo podes utilizar uma touca, pois vai criar uma temperatura mais quente e deixar que o produto seja absorvido mais eficazmente. Aguarda entre 30 a 40 minutos até passares por água de novo.

Tipos de máscaras de podes usar

Para os caracóis podes usar também máscaras de hidratação caseira, vê algumas aqui.

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados