A queda de cabelo afeta muitas pessoas durante o ano inteiro, mas é no outono que se torna mais generalizada. Isto porque representa a queda sazonal, pois como muitas outras coisas, o próprio cabelo tem fases especificas de crescimento.

Queda sazonal ou queda reacional?

No entanto, este tipo de queda só se aplica para razões naturais. Quem sofre de queda o ano inteiro pode estar a sofrer de outros fatores, como por exemplo stress, desnutrição, problemas psicológicos ou de saúde, entre outras.

Para este tipo de causas chamamos-lhe queda reacional, pois é o couro cabeludo a reagir a algo que afeta o corpo a nível hormonal.

Encontras aqui algumas das razões que podem estar na origem da tua queda de cabelo. Descobrir primeiro a razão, caso seja algo mais preocupante ou em excesso, é muito importante para saber que tipo de tratamento aplicar a nível profissional, se for esse o caso. Estamos a falar por exemplo de ajuda médica caso se trate de queda reacional.

Importante saber as causas para encontrar solução

Por outro lado, pode-se fazer tratamentos naturais e usar champôs próprios para o caso. Isto especialmente se for apenas uma queda sazonal que não necessite de acompanhamento médico – este tipo de queda não está associado a qualquer outro tipo de sintomas e começa a abrandar com o tempo, até à altura de mais exposição solar – um fator essencial para o crescimento capilar.

Tratamentos naturais podem incentivar ao crescimento

Mesmo assim, em vez de esperar sentada enquanto tiras o excesso de cabelo da escova depois de pentear, ou do lavatório da casa de banho, aposta em tratamentos naturais que incentivam o crescimento do folículo capilar.

Nota: Alguns destes tratamentos são temporários e podem afetar a oleosidade do couro cabeludo, por isso duram poucas horas. No final o cabelo tem de ser bem lavado.
A duração dos tratamentos tem de ser prolongada para analisar os efeitos.

1.ÓLEO DE COCO

Além de hidratar os fios e eliminar o frizz, o óleo de coco aplicado na raíz vai fortalecer e nutrir o couro cabeludo – tornando-o saudável para o crescimento de novos fios.

TRATAMENTO

Usar 2 colheres de sopa óleo de coco extra virgem e aplicar na raiz com massagens circulares e lentas. Aplicar também no comprimento para hidratação extra. O uso de touca vai aquecer o cabelo e couro cabeludo facilitando o efeito do óleo.

2.CHÁ VERDE
O chá verde é rico em antioxidantes – combatem os radicais livres e estimulam o desenvolvimento do folículo capilar. Além de ajudar com problemas do couro cabeludo, as propriedades do chá verde ajudam no crescimento do cabelo.

TRATAMENTO

Fazer 150 ml de chá verde bem forte. Usar um borrifador para aplicar em todo o comprimento do cabelo e couro cabelo – massajar e deixar agir por 10 minutos até lavar o cabelo normalmente.

3.ALOE VERA
O aloe vera é ótimo para o cabelo, pois não só limpa os folículos capilares da oleosidade extra, como também regenera e nutre os fios, prevenindo a queda de cabelo. O resultado é um cabelo mais brilhante, macio e forte.

TRATAMENTO

Cortar um pedaço de aloe vera e retirar o gel. Passar o gel por todo o couro cabeludo, massajando. Ao restante gel pode-se misturar uma máscara de hidratação normal e aplicar em todo o comprimento. Deixar agir por 25 minutos. Por fim enxaguar bem e usar condicionador.

4.OVO
O ovo é um dos ingredientes naturais mais benéficos para o cabelo, e especialmente para a queda. É composto por ácidos gordos saturados, minerais, e vitaminas. A gema é ainda rica em biotina e proteínas.

TRATAMENTOS

Separar um ovo inteiro numa tigela juntamente com uma colher de sopa de óleo de coco. Acrescentar óleo de tea tree, ou óleo essencial de alecrim ou hortelã, e misturar bem. Por fim, aplicar no couro cabeludo com massagens e passar nas pontas. Deixar agir 20 minutos.

SUBSCREVE AO YOUTUBE DO LOVE THE HAIR PARA VERES MAIS DICAS E RECEITAS PARA TRATAMENTOS DE CABELO.

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados