Com a nova moda da balayage e do cabelo platinado, começou a falar-se cada vez mais no champô roxo. Tornou-se o produto essencial para todas as loiras, e ao mesmo tempo que parece que vai manchar o cabelo de lilás, o propósito é completamente diferente.

  • O champô roxo tem como objetivo tirar os tons amarelados dos fios pintados, quando estes começam a oxidar. Já lá vai o tempo em que se deixava os cabelos manchados de vários tons de amarelo.

Hoje em dia, quem paga por um processo químico, seja de descoloração ou coloração, para atingir um tom de loiro, quer tratá-lo ao máximo. E para isso, entre o uso de gamas específicas para cabelo pintado, em muitos casos, o champô roxo faz parte dos essenciais de rotina.

COMO É QUE FUNCIONA?

  • O porquê da escolha da cor roxa não é apenas para ficar bonito. Os pigmentos roxos no champô tendem a anular os tons alaranjados, pois o roxo é a cor oposta do laranja na escala de cores, ou seja, um cancela o outro.
QUAL É O RESULTADO?

Os tons mais amarelados que aparecem no cabelo depois de uma coloração podem ter várias causas, desde o ph da água com que se lava o cabelo, ao uso de fontes de calor, champôs, e até erros dos hairstylists. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, o champô roxo não faz milagres. Ele pode ajudar a corrigir a cor quando bem aplicado, e também ajuda a prolongar a cor. Mas, por exemplo, ele nunca vai dar a cor que a pessoa nunca teve. E em muitos casos, para um cabelo platinado, o champo roxo é só um auxiliar – o trabalho já tem de ser feito com esse propósito.

SÓ AS LOIRAS PODEM USAR?

Na verdade, não. É bastante mais populares para cabelos loiros, mas o champô roxo faz efeito em todos os tons que estejam demasiado quentes, e que se pretenda uma cor mais fria. Por exemplo, numa morena, se o ombré caramelo estiver muito forte, ou se o castanho estiver demasiado ruivo, o champô roxo vai ajudar a regular os tons.

SABER COMO APLICAR DA MELHOR FORMA

Como em muitos casos, é preciso saber a melhor maneira de utilizar para não sofrer consequências. E más consequências com o nosso cabelo é aquilo que menos queremos.

  • Por isso, o champô roxo não se deve utilizar todos os dias, nem deixar demasiado tempo no cabelo – o resultado vai ser uma cor opaca e manchada, em vez de platinada. Por outro lado, também não se deve aplicar em cabelo seco. O segredo é usar em cabelo húmido para que o produto seja absorvido da maneira correta e o loiro não ficar cinzento.

PERGUNTAS

  • Quando posso usar, então?
    Neste caso o cabelo cria facilmente habituação a este tipo de produtos, e apesar de muitas vezes serem vendidos em formato de champo e condicionador que usamos regularmente no dia-a-dia, os produtos roxos só devem ser usados esporadicamente com o proposito de corrigir um pouco a cor. Por isso, intercala este tipo de produtos com o teu champô e condicionador para cabelos pintados.
Champô Cor Revitalizante TRESemmé
Condicionador Cor Revitalizante TRESemmé
  • O tipo de cabelo influencia o efeito?
    Normalmente os produtos roxos têm mais efeito em cabelos lisos e com efeito de químico de coloração. Em caso de cabelos mais densos, volumosos e “virgens” o efeito não é tão notável.

SEGUE-NOS NAS REDES SOCIAIS PARA ACOMPANHARES PENTEADOS DIÁRIOS E MAIS DICAS SOBRE CABELOS

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados