A rotina de lavagem já é algo tão natural em cada um, já o fazemos praticamente de olhos fechados, que às vezes nem paramos para pensar se estamos a fazer mesmo bem. Parece algo sem grande importância, é só passar o champô, o condicionador, passar por água e está feito. Mas será que é assim? É por isso que vamos deixar aqui umas dicas de como lavar o cabelo correctamente, principalmente o cabelo encaracolado.

Alguns pormenores podem mudar completamente o teu cabelo e dar uma nova vida aos teus caracóis. Vamos então conhecer algumas dicas de lavagem para cabelos cacheados.

Dicas para lavar o cabelo correctamente

I. PRODUTOS CERTOS
Antes de tudo, deves escolher os produtos certos para o teu tipo de cabelo e necessidades. É importante usar os produtos da mesma gama porque foram feitos para em conjunto conseguirem o resultado pretendido.

II. TEMPERATURA DA ÁGUA
Antes de começares a lavagem, é importante saberes que a temperatura da água tem influência no nosso cabelo também. Por isso, lava o cabelo com água morna ou fria para manteres os teus fios brilhantes.

III. CHAMPÔ
Concentra a lavagem com champô apenas no couro cabelo. E massaja apenas com as pontas dos dedos (nada de unhas para não fragilizar o couro cabeludo), em movimentos circulares. Se o teu cabelo for muito encaracolado podes misturar um bocadinho de água na porção de champô que vais colocar para evitar a acumulação de champô nos fios.

mais algumas dicas…

IV. MÁSCARA E DEPOIS CONDICIONADOR
Não te esqueças de fazer uma máscara de hidratação uma vez por semana e deixar actuar bem. Depois disto é que podes colocar o condicionador, deixando actuar 2/3 minutos. Por fim, passa bem o cabelo por água para que não fique qualquer resto de produto.

V. DESEMBARAÇAR
Aproveita o momento da máscara ou do condicionador para tirares todos os nós do teu cabelo. Quando o cabelo recebe estes produtos fica mais macio sendo, portanto, o melhor momento para tirar os nós e deixar o cabelo desembaraçado.

VI. TOALHA NÃO!
No momento de secar o cabelo, troca a tolha turca por uma t-shirt 100% de algodão. Este pequeno pormenor faz toda a diferença, pois as toalhas de banho deixam o cabelo cacheado com frizz enquanto que a t-shirt não e, ainda, vai ajudar na definição dos caracóis.

VII. NÃO EXAGERES NAS LAVAGENS
O cabelo encaracolado é, normalmente, mais seco, não necessitando tanto de lavagens como os outros. Por isso, podes fazer a rotina de lavagem 1 ou 2 vezes por semana. Claro que existem vários tipos de cabelos cacheados e crespos, por isso as necessidades de lavagem devem ser adaptadas a cada um.

Depois destas dicas a tua rotina de lavagem vai mudar o que vai fazer com que os resultados no teu cabelo também sejam diferentes. Esperemos que com esta ajuda consigas o melhor dos teus cachos!

Creator

Sara Pinheiro