Os óleos de origem natural são um dos essenciais de beleza, e dos mais eficazes, para o tratamento do nosso corpo. Servem para pele, unhas, pestanas, sobrancelhas e especialmente, no caso do óleo de rícino, para cabelo.

  • Estes óleos vão ficando cada vez mais populares, num passa palavra dos adeptos de cuidados de beleza e tratamentos. Por exemplo, temos o óleo de rícino, ou castor oil, é um dos mais falados recentemente no mundo do cabelo para crescimento capilar e muitas outras coisas.
DE ONDE VEM?

Mas desengana-se quem acha que é por ser uma nova descoberta. O óleo de rícino começou a ser utilizado há mais de 3 mil anos pelas egípcias – fãs incondicionais de beleza e cuidados de pele, – que o utilizavam para hidratar o cabelo. Além disso, este óleo de rícino pode ser encontrado nas sementes de plantas de mamona, consideradas medicinais, bastante comuns em África e na Índia.

AS PROPRIEDADES

  • Tudo o que é fio capilar, desde as sobrancelhas, às pestanas e cabelo, pode ser beneficiado das propriedades deste óleo. Pois é rico em antioxidantes, ômega 6 e ômega 9, e vitamina E. Se isto é o mesmo que chinês, passamos a traduzir: esses nutrientes são responsáveis por fortalecer e ajudar os fios a crescerem saudáveis e fortes.

BENEFÍCIOS

  1. Reconstrução
    Os ômegas que apresentámos nas propriedades que constituem o óleo de rícino ajudam a selar as cutículas dos fios. Por isso faz especialmente efeito nas pontas ressecadas e no cabelo com frizz.
  2. Hidratação intensa
    Os ácidos graxos, ou ácidos gordos, são dos melhores amigos que podemos arranjar para os nossos cabelos. São, por exemplo, eles que revestem os fios com uma película que impede a perda de água, e como tal, a perda de brilho e hidratação natural.
  3. Problemas de caspa
    A caspa acontece por infeções fúngicas e também ressecamento do couro cabeludo em excesso, devido a fatores externos, internos ou até produtos capilares. Mas o óleo de rícino possui propriedades antifúngicas e pode ser um aliado no combate à caspa. No entanto, é importante saber que tipo de caspa é para utilizar os produtos corretos no seu tratamento.

COMO USAR

DESDE CRESCIMENTO CAPILAR A PONTAS ESPIGADAS
  1. Para crescimento capilar
    Misturar duas colheres de sopa de óleo de rícino com algumas gotas de óleo de alecrim, e massajar bem o couro cabeludo.
  2. Para hidratação
    Adicionar umas gotas de óleo à máscara de tratamento habituail, e deixar agir por 30 minutos.
  3. Proteção
    O óleo de rícino pode agir como óleo de pontas depois de seco e até mesmo de protetor térmico, para usar antes do secador. Assim evita que as temperaturas altas danifiquem os fios.
  4. Combate às pontas espigadas
    O óleo de rícino juntamente com o óleo de coco formam a equipa perfeita no combate às pontas espigadas. Aplica a mistura apenas nas pontas e deixa agir durante a noite, com uma touca.
SEGUE-NOS NAS REDES SOCIAIS PARA ACOMPANHARES MAIS DICAS DE CABELO

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados