O uso de protetores de calor no nosso cabelo é indispensável para evitar os danos que as temperaturas altas causam aos fios. Mas estaríamos a mentir se dissessemos que sempre tivemos esse cuidado, certo?

Quando não dispensamos a nossa prancha todos os dias de manhã para alisar o nosso cabelo, ou o modelador para fazer aquelas ondas lindas e volumosas, é fácil cair na rotina e desleixar-mo-nos para a importância de certos cuidados.

  • Seja uma prancha, um modelador de caracóis, e até o secador… todo os utensílios usados a partir de fontes de calor, ressecam, quebram e danificam o cabelo a longo termo. Se pararmos para pensar bem, estamos a falar de temperaturas que atingem mais de 200ºC, em ferramentas que a maior parte das pessoas utiliza diariamente.

PORQUE É QUE ESSAS TEMPERATURAS CAUSAM DANOS?

Os fios de cabelo são como a pele, retém a sua própria hidratação natural. Então quando lhes aplicamos algo extremamente quente e de forma prolongada, é quase como uma queimadura que retira todos os lípidos existentes no fio, deixando-o muito seco e com quebra.

O PROPÓSITO DOS PROTETORES DE CALOR

Já percebemos que temos de arranjar forma de proteger os fios das temperaturas. Mas qual é realmente o efeito deste tipo de produtos?

  • Os protetores de calor são formulados com o propósito de defender a estrutura capilar, protegendo os fios através de uma barreira contra as temperaturas demasiado elevadas. Ou seja, formam uma película de proteção em torno dos fios capilares que irá ajudar a que estes retenham os lípidos e não percam nem hidratação, nem o brilho.

Além disso, os protetores de calor ajudam até a manter a durabilidade do efeito da prancha ou das ondas. Isto porque ao utilizar o produto, ele fecha as cutículas dos fios (ou as escamas), e evita que a poluição e humidade danifiquem e interfiram tão rápido com o efeito pretendido.

COMO USAR

Os protetores térmicos podem ter várias texturas, desde os óleos, a sprays, leave-ins e até séruns. Cada um destes pode ser mais funcional para um certo tipo de cabelo, basta experimentar.

Para acrescentar à rotina, e garantir que está a tomar o primeiro passo para um cabelo brilhante, hidratado e saudável, basta aplicar o produto com o cabelo ainda húmido, por todo o comprimento dos fios.

  • Nota: sempre que quiseres dar uma pausa nos modeladores de caracóis, podes sempre aprender a fazer ondas sem calor, utilizando um cinto de roupão! aqui o vídeo.

DICAS

De seguida, para qualquer uso de ferramenta, é preciso secar bem o cabelo, e com a temperatura mais morna possível.
Depois de finalizar o alisamento ou as ondas, passa um óleo de pontas para dar um brilho extra e suavidade.

SUGESTÕES

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados