Costumas sentir muito mais caspa, desconforto, comichão e vermelhidão em mais áreas que apenas no couro cabeludo? A dermatite seborreica pode ser uma das causas desses sintomas e é muito mais comum do que a maior parte de nós pensa. Afeta sobretudo os homens e sobressai da caspa habitual por se alastrar a outas zonas do corpo, e criar lesões de pele seca e irritada que escamam bastante.

Esta descamação é diferente dos flocos de caspa normal e um problema que afeta muito a auto-estima das pessoas afetadas. Pois acaba por se alastrar por vezes para a linha do cabelo, nariz, orelhas, sobrancelhas e até barba. Desta forma torna-se uma condição bastante difícil de disfarçar, especialmente nos momentos em que está mais ativa.

Se realmente te identificas com todos estes sintomas, ou conheces alguém que é afetado, lê o resto para ficares a conhecer mais sobre a dermatite seborreica e como tratar:

CAUSAS

A origem concreta ainda é um pouco desconhecida mas sabe-se que está relacionada com um fungo. Além disso a dermatite seborreica pode ter origem genética.

Relativamente à intensidade da inflamação, há fatores externos que podem influenciar diretamente as crises. Falamos por exemplo de stress, alergias, cansaço extremo, álcool, medicamentos, e também excesso de oleosidade na pele. 

TRATAMENTO


A primeira coisa a fazer é consultar um médico para receber o tratamento mais correto, tendo em conta o caso em especifico de dermatite seborreica e a sua gravidade. No entanto, as crises podem ser amenizadas com algumas alterações. Por exemplo mudar alguns hábitos alimentares, evitar uso de bonés e chapéus que não deixam os poros do couro cabeludo respirar, mudar o uso de champôs e condicionadores (evitando parabenos e sulfatos) e obviamente com uso de cremes e pomadas com antifungicos, recomendadas por dermatologistas.

Normalmente o tratamento relacionado com os champôs é um dos que vai ditar mais a diferença. Por isso aconselha-se o uso de gamas especificas para o tratamento destes problemas.

No entanto se não sentes nenhum destes sintomas agravados de descamação, podes sofrer apenas de caspa e aí a recomendação segue para champôs como os da Linic.

Champô Frescura Diária LINIC 400ml

COMO PREVENIR

A prevenção é uma das melhores formas de cuidarmos do nosso corpo e pele, desta forma ajuda a que as crises não reapareçam tão facilmente. Por tenta seguir estas indicações:

  • Controlar o stress e a ansiedade – a pele é um dos orgãos que mais reage ao nosso sistema nervoso. Os picos de ansiedade refletem-se em acnes, eczemas e dermatites.
  • Ter uma boa alimentação – a comida reflete-se na nossa saúde e especialmente na nossa pele. Consumir alimentos com alto teor de gordura vai provocar um aumento da oleosidade, que pode originar as dermatites.
  • Não fumar – a nicotina dificulta a produção natural de colagénio e elastina, duas proteínas extremamente importantes para a saúde da pele.
  • Consumir bebidas alcoólicas moderadamente – o álcool dilata os nossos vasos sanguíneos causando vermelhidão na pele. Além disso aumenta a inflamação e erupções cutâneas pois prejudica a capacidade do organismos de processar vitaminas C e E.
  • Utilizar champôs e hidratantes adequados diariamente.
  • Evitar banhos muito quentes e demorados – a água muito quente destrói a barreira cutânea da pele, tornando-a mais ressequida e por consequência com mais produção de sebo para combater a secura.
  • Enxugar o corpo sem esfregar a pele;
  • Evitar roupas que retenham o suor, tal como acessórios (bonés, chapéus, lenços)

Creator

Raquel Farinha

Temas Relacionados